Passaporte

Queridas e queridos, aquela tão sonhada viagem ao exterior começa a ser planejada. Mas o primeiro item a ser resolvido no seu checklist é o passaporte, pois ele será o único documento que identificará você em qualquer país. É bem fácil fazer o passaporte e aqui estão todas as etapas e explicações.

O interessado na obtenção de passaporte Comum deve ser brasileiro, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS.

1 – Verifique a documentação necessária:

  • Para maiores de 12 anos: Identidade ou carteira funcional expedida por órgão público ou carteira expedida por comando militar ou passaporte brasileiro anterior ou carteira de motorista expedida pelo DETRAN ou carteira de trabalho. ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome alterado. A CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, em ORIGINAL. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e os nomes não constem na última CERTIDÃO DE CASAMENTO, haverá necessidade de apresentação de(as) certidão(ões) anterior(es), em ORIGINAL + Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral + Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos + CPF + Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.
  • Para menores de 12 anos: Apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade. A CERTIDÃO DE NASCIMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, em ORIGINAL + CPF de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos + Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.

2 – Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue 194. ATENÇÃO: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.
Entre aqui e siga as instruções abaixo:

  • Primeiro preencha Dados Pessoais e depois clique em próximo;

Figura 1

  • Depois preencha Documentos, como mostra a figura abaixo. Se o passaporte estiver para expirar, preencha a últimas lacunas com série e número de seu passaporte atual;

Figura 2

  • Ao clicar em próximo, você será redirecionado para Dados Complementares, preencha e verifique se todas as informações estão corretas;

Figura 3

  • Clique em próximo. Você verá em Local de Atendimento, o campo cidade, escolha e verifique os postos da Polícia Federal, depois digite no campo de texto, as palavras que surgirem.

Figura 4

3 – Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

4 – Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.

5- Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.

6 – O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

  • Valores:
    R$257,25
  • Validade: A validade é de até 05 anos. Mas antes de viajar certifique-se que seu passaporte tem validade mínima de seis meses, pois a maioria dos países utiliza essa data limite.
    O passaporte para menor de 4 anos terá validade definida de acordo com sua idade, conforme abaixo:
Idade\Validade 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos 5 anos

 0 a 1

   x

 1 a 2

    x

 2 a 3

    x

 3 a 4

    x

 +4

     x

Qualquer dúvida entre em contato com o site da Polícia Federal ou ligue 194.

O procedimento é bem fácil e dependendo do mês agendado, o passaporte fica pronto entre duas a três semanas.

Então é isso! Espero que tenha ajudado!

Boa sorte e boa viagem!!!

3 comentários sobre “Passaporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s